top of page

Bora pro divã?


ree


Todo mundo tem um sonho e acredito que todo sonho tem seu valor. Uns sonham passar a vida viajando. Outros, acabar com a fome mundial. O meu? Levar todo mundo pro divã.


Não, não sou psicólogo, psicanalista, psiquiatra, nem psicopata (acho).


Mas há muitos anos defendo a terapia como um meio de desenvolvimento pessoal e - principalmente - de transformação social.


A minha jornada na terapia me mostrou que, para lidar com o mundo lá fora, preciso primeiro entender e gerir o mundo aqui dentro.


Cada sessão é uma oportunidade de mergulhar nas profundezas dos meus sentimentos, de encarar medos, traumas e incertezas, ressignificando com coragem e compaixão ritos de passagem e fortalecendo meus valores e minha essência.


A psicoterapia e a psicanalise são o portal de entrada para o autoconhecimento e a expansão da consciência.


Por meios deles, conseguimos acessar uma nova perspectiva de vida, observando e compreendendo os fatos com maior maturidade emocional, psíquica e espiritual, transformando nossos pensamentos e comportamentos para melhor.


Sabe aquele frase “mude tanta que as pessoas terão que te conhecer novamente”? Pois este é o poder de transformação que a terapia tem. Não apenas para o indivíduo, mas para toda coletividade.


Costumo dizer que a terapia é uma jornada individual que gera ganhos coletivos, seja na família, entre os amigos, no trabalho.


Isso porque em uma sociedade psicoemocionalmente evoluída, há uma maior propensão em sermos mais seguros, genuínos e autênticos, sem tanta dependência da aprovação externa.


Isso fortalece nossa capacidade de externar o que pensamos e sentimos de forma clara, sem receios do julgamento alheio, aumentando o nosso amor-próprio ao mesmo tempo que elevamos o respeito pelos outros indivíduos e suas singularidades.


Quanto mais nos compreendemos e aceitamos, mais compreendemos e aceitamos o outro.


Imagino um mundo onde a terapia seja acessível e comum, onde todos tenham a oportunidade de explorar suas emoções e crescer a partir delas. Programas de saúde mental em escolas e locais de trabalho podem ajudar a criar uma base sólida para o bem-estar geral desde cedo.


Meu sonho de levar a galera para o divã não é apenas sobre a terapia em si, mas sobre o potencial que ela tem para transformar vidas e, por extensão, o mundo.

Cada pessoa que se conhece melhor e aprende a gerir suas emoções de forma saudável contribui para um futuro mais harmonioso e equilibrado.


Quem faz terapia não está apenas investindo em si, mas sim contribuindo para a construção de uma sociedade mais empática, justa e próspera.


Então, bora pro divã?

 
 
 

Comentários


Logo WhatsApp

Para solicitar sua palestra  clique no botão do WhatsApp e mande uma mensagem para nós ;-)

Ou preencha o formulário

Solicite sua palestra

Mensagem Enviada

bottom of page