Seu corpo é uma usina de prazer (e não estou falando exclusivamente de sexo)
- Denis Zanini

- 19 de jan.
- 1 min de leitura
Atualizado: 22 de jan.

A metodologia SPIRE defende que a felicidade está no bem-estar integral e não em uma casualidade do destino ou em uma conquista obtida.
Ser feliz está vinculado a um estilo de vida que priorize as 5 dimensões principais do SPIRE: Espiritual (S), Físico (P), Intelectual (I), Relacional (R) e Emocional (E).
Hoje vamos falar sobre o bem-estar físico, que envolve basicamente três coisas: atividade física regular, alimentação balanceada e saudável e sono de qualidade.
E porque esta trinca é tão importante?
Porque a alimentação, a atividade física e o sono, quando devidamente combinados, são uma verdadeira usina na produção de hormônios que induzem ao prazer e ao bem-estar.
São eles:
Endorfina: Conhecida como o “hormônio da felicidade”, é liberada durante atividades físicas, especialmente exercícios aeróbicos e de alta intensidade
Serotonina: Este neurotransmissor é influenciado pelo sono e pela alimentação. Ele regula o humor, o apetite e o sono
Dopamina: Relacionada à motivação e ao prazer, a dopamina é liberada tanto por atividades físicas quanto por uma dieta saudável
Ocitocina: Embora associada principalmente a interações sociais, carinho e amor, a ocitocina também pode ser liberada durante o exercício físico.
Na minha palestra “O Jeito SPIRE de ser feliz”, mostro como cultivar essas práticas no dia-a-dia é um passo decisivo para uma vida mais plena, onde o bem-estar não é uma meta distante, mas parte integrante do nosso estilo de vida.







Comentários